Hoka Clifton versus Asics Kayano

October 20, 2021

Sou um mero corredor que atingiu pela primeira vez 3 Kms com 42 anos. Agora com quase 47 anos só faço entre 15 a 20 Kms por semana com um pace de ~6 min/km e volta e meia numa dessas corridas chego aos 10 Kms.

Depois de 5 anos com Asics Kayano, em que me ressentia da falta de conforto, achando tendencialmente uma sapatilha com impacto no solo, procurava algo mais confortável (aka “fofinho”).

Do que li e ouvi, pareceu-me que os Hoka podiam oferecer esse conforto. Fiquei bastante indeciso entre os Clifton ou Bondi e acabei por escolher os primeiros, porque me pareceu que seriam aqueles que apesar de serem muito diferentes dos Asics Kayano ainda assim seriam mais próximos do que os Bondi.

Impressões após a primeira experiência de 7 Kms com os Hoka Clifton, tendo eu como única base de comparação os Asics Kayano: estranha-se à primeira sensação o tamanho da sapatilha, mas rapidamente nos esquecemos disso (talvez nos Bondi seja pior já que têm mais 5 cm de sola).

Depois apreciei bastante a sensação “fofa” do impacto no calcanhar e até de uma ligeira impulsão. Algo que nos Asics Kayano é inexistente.

O meu pace foi semelhante. Talvez nas descidas tenha a sensação de que mais rapidamente acelerava. Mas não abusei. Acho que vou requerer uma habituação depois de 5 anos só a correr com Asics Kayano.

Em termos de estabilidade, não notei qualquer falta. Apesar de esse ser o ponto forte dos Asics Kayano, não senti falta de estabilidade nos Hoka. Em viragens de sentido com degraus sente-se a sola a adornar por ser mais macia, mas o meu pé e tornozelos não se ressentiram.

Com o tempo, resta saber como se vão sentir as minhas costas e a lombar. Já li nalguns fóruns que o demasiado acolchoamento pode levar a dores na zona lombar. Veremos.