A vida familiar continua a não me permitir conhecer e opinar de forma assídua sobre as últimas novidades gastronómicas (opinar é outro daqueles luxo que a Web deixa à disposição de qualquer idiota como eu, que se acha no direito de expressar a sua opinião a quem não a pediu, mas que também não obriga ninguém a lê-la… continuando porque isto sabe-me bem).
Restaurante ZAFFERANO, mais um espaço contemporâneo que traz muito do ambiente que se vive nos restaurantes das principais capitais europeias. O que é bom, porque são espaços modernos, acolhedores, que atraem a moda e nos fazem sentir bem. O que não é tão bom, quando fazem esbater as diferenças entre o que é tipicamente nosso e o exterior, dando expressão à globalização. Contudo, quando é bem feito, não é grave e deixa-nos mais uma opção à escolha.
E de uma forma simples e sem surpresas, tudo correu bem até à conta com preços dentro da média. O restaurante é de cozinha italiana, predominando as massas, o risotto e as pizzas. Tem ainda dois bifes à escolha, tendo eu optado por um destes: “Manzo Rosatto”, que se resume de modo informal a um bife da vazia coberto de molho de queijo, com pimenta rosa. Gostei bastante do bife e também da pizza, que ao meu gosto assentava numa base de massa extremamente fina e leve. A entrada q.b., com o já habitual azeite com vinagre balsâmico e um patê de azeitona diferente (para melhor) de todos aqueles que tinha provado até agora.
A carta de vinhos a copo é muito curta, mas com boas opções e preços aceitáveis. Tendo à escolha dois vinhos tintos e dois brancos, um do Douro e outro do Alentejo. Para meu gosto, as opções do Douro são bem melhores que as do Alentejo. Acabei por beber um copo de Planalto que nunca compromete.
Para terminar em beleza, comemos um “Petit gateaux”, que demorou uns 15 minutos para ser servido levando-nos a questionar o empregado se o pedido tinha sido esquecido? Ao que nos respondeu, que esta sobremesa levava sempre no mínimo 15 minutos, porque era confeccionada no momento. Ainda bem, digo eu! E realmente estava excelente. Pena minha que como sempre a bola de gelado acaba por ser curta para a quantidade de chocolate que é servida, mas ainda espero pelo restaurante que me surpreenda neste campo.