Apresentei a reclamação abaixo ao serviço Predial Online:
Não há justificação para que um serviço tão simples tenha uma complexidade tão grande de utilização que em nada elucida os utilizadores.
Nos últimos 2 anos, por 3 vezes usei o serviço para emitir a Certidão Permanente e das 3 vezes acabo por ter que telefonar para linha de apoio, porque nenhuma das informações dos formulários traduz aquilo que realmente se pretende.
Os termos usados NÃO são transparentes e para mais, são INCOERENTES.
Completamente inútil, quando se adiciona uma Subscrição apresentarem as opções:
- Descrição em Ficha ou Informatizado
- Descrição em Livro
- Informação Matricial
Isto não faz qualquer sentido. O utilizador acaba por navegar à toa em cada uma das 3 opções que depois ainda solicitam mais 4 a 6 campos para serem preenchidos, mas sem se entender que informação fornecer.
Depois de um telefonema para a linha de Apoio indicam que basta preencher 1 ÚNICO campo que é “N.º de Ficha / Prédio” cujo o valor está no “número à esquerda da barra no canto superior direito da certidão permanente”. WHAT???? Não era mais fácil colocarem uma legenda com o mesmo nome: “N.º de Ficha / Prédio”???? Tenho eu que tomar nota para não me esquecer que é o “número à esquerda da barra no canto superior direito da certidão permanente”??????
Esta correspondência devia ser feita de forma mais expedita, ou até mesmo automática: o email de alerta de Renovação podia ter um link que preenchia automaticamente o formulário.
Toda a navegação do site é inútil, confusa, cria entropia desnecessária. Todo texto da página de entrada é novamente inútil.
Nada disto está de acordo com os actuais requisitos de um sistema de informação. Falo por conhecimento próprio sendo eu docente universitário da licenciatura de Engenharia Informática e de Computadores, além de ter experiência de vários anos no desenvolvimento de software para a indústria.
Disponível para qualquer esclarecimento adicional.
Aguardo uma resposta
Fernando Miguel Gamboa de Carvalho