Negociar em Marrocos

January 15, 2007
Tenho mau feitio como comprador. Regateio e esmiúço o preço até não poder mais. Raramente sigo as boas regras da negociação que dizem que uma compra só é bem concretizada quando o negócio é favorável a ambas as partes. Aqui em Marrocos a filosofia é que comprado uma vez nunca mais volto a ver aquele vendedor. A estratégia aconselhada em todos os roteiros turísticos é oferecer metade da licitação inicial e tentar levar por MENOS 1/3 desse valor. A minha estratégia até aqui foi oferecer 10 vezes menos e tentar levar por 1/3 do valor inicial.
 
Por todos os locais de miséria na montanha, selva, deserto, etc, esta estratégia funcionou em pleno. Andávamos cerca de 400 Kms por dia de Jeep, 100 dos quais fora de estrada. Cruzávamos pequenas aldeias e pontos turísticos. Quando chegávamos a esses locais na maioria das vezes não havia mais ninguém além de nós e dos nativos. Para eles era a única oportunidade do dia de vender alguma coisa. Depois de algumas aquisições percebi que uma vez iniciada uma negociação esta só terminava com a venda. Comprei várias coisas por preços ridiculamente baixos. Até mesmo para um forreta como eu os preços eram baixos (para quem me conhece, sabe bem o que esta frase quer dizer).
 
Chegado a Marrakech tudo mudou. Como explicou um guia: "Rabah é a capital, Fes é capital económica e Marrakech  a capital turística." Aqui já se aplicava a regra de comprar por apenas menos 1/3 do valor inicial. No final arrependi-me de não ter dado um pouco mais de dinheiro aos miseráveis a quem comprei ao longo da estrada.