Er-Rachidia -> Ait Ben Haddou

January 15, 2007
Inicialmente nem sabia qual extensão a percorrer. Tinha sido convidado pela equipa Repsol para acompanhar o raly Lisboa Dakar e apenas sabia que iria fazer alguns percursos do raly, haveriam visitas aos acampamentos dos participantes e integrava um grupo de cerca 30 convidados da Repsol (principal patrocinador). De resto não fazia ideia como iríamos viajar, quem conduziria, onde dormiríamos, etc.
 
Finalmente a poucos dias da partida chegou o programa completo com o título “Marrocos 2007” e com uma duração de 7 dias, 2 dos quais tratavam-se da viagem para/de Madrid onde nos juntaríamos aos participantes espanhóis. O trajecto em Marrocos eram 5 dias desde Casablanca até Marrakech.
 
Parecia pouco, mas na realidade foi muito e no final já ansiava por chegar a casa e recuperar umas boas horas de sono. Fazíamos cerca de 500 Kms por dia, 100 dos quais em fora de pista. Acordávamos por volta das 6 da manhã e acabávamos os trajectos por volta das 21-22:00, o que significava nunca deitarmo-nos antes da meia-noite. Os percursos eram tão alucinantes e repletos de adrenalina, que ficava sempre com a sensação que cada etapa eram 2 dias.
 
1º Dia – Madrid-Casablanca-Fes (Chegada a Marrocos)
Já em Madrid tivemos que acordar às 6 da manhã (5 de Portugal) para inicar a viagem de avião até Casablanca. Neste dia não houve todo o terreno e foi apenas o primeiro contacto com Marrocos. Almoçamos num restaurante (salvo seja) de estrada e fomos em direcção a Fes, onde chegámos por volta das 18:00. Aproveitámos ainda para visitar a Medina de Fés (de noite claro).
 
2º Dia – Fes-Er-Rachidia (Atravessar a cordilheira do Atlas)
Vimos das paisagens mais deslumbrantes de toda a viagem. A paisagem do Atlas de neve e pinheiros nórdicos destoa de tudo o resto que vemos em Marrocos. Aqui começámos pela primeira vez a acompanhar os carros do raly que se dirigiam para Er-Rachidia onde iriam ser uma das etapas do raly. No final da noite ainda visitámos o acampamento do raly e estivemos com alguns dos pilotos portugueses.
 
3º Dia –Er-Rachidia - Ouarzazate (Deserto do Sahara)
Vimos a partida do raly de Er-Rachidia. Além de todo o espectáculo das máquinas foi incrível o apoio do público português aos nossos pilotos. Éramos os únicos que envergámos as nossas bandeiras. Depois seguimos em direcção ao deserto. Fizemos uma parte do percurso do raly em piso de terra-batida e outro nas dunas (isto se considerarmos que nas dunas há percurso).
 
4º Dia – Ouarzazate – Ait Ben Haddou - Marrakesh(Terreno de pedras e rios)
Ouarzazate fica num planalto a cerca de 1600 metros de altura. Atravessámos grandes planícies com o fim a perder de vista. Foi o dia em que andámos mais depressa fora de pista. A cerca de 100 Km/h. Depois do deserto este deve ter sido o percurso com maior adrenalina. Ainda andámos em zonas de grandes pedregulhos onde só se passou com as redutoras ligadas e também atravessámos vários rios. No meio destes percursos passávos por vários sotios onde foram rodados alguns filmes como o Gladiador, Lawrence of Arabia, etc. Da parte da tarde fizemos a travessia do atlas.
 
5º Dia –Marrakesh – Madrid (Terreno de pedras e rios)
Neste dia já não acompanhámos o raly. Marrakech é a capital do turismo de Marrocos. Abunda o comércio e a confusão. Já todos desejávamos chegar rapidamente a casa.