Trânsito Natal

December 22, 2006
Existem vários tipos de trânsito odiáveis. O trânsito futebol, trânsito domingueiro, trânsito escolar, trânsito hora de ponta, trânsito febre de praia fila para costa da Caparica, trânsito ponte do feriado, trânsito obras auto-estrada do norte, etc. Mas de todos os tipos de trânsito o mais odiável é sem dúvida o trânsito Natal, porque é aquele em que uma série de pessoas param de trabalhar para andarem felizes e contentes a entupir a cidade na caça às prendas. Pessoas essas que na sua maioria nem deviam ter carta.
Divagam estupidamente de telemóvel em punho, sem ultrapassar os 30/40 Kms hora (velocidade de segurança), em busca de um lugar para estacionar e repentinamente param, sem se preocuparem se vem alguém atrás. Quando ouvem a respectiva buzinadela, então fazem um sinal com a mão para traz e dizem ao mesmo tempo para o telefone: “Este estúpido colou-se a mim e nem percebe que eu quero estacionar aqui. Bhrrrrrr…. esta gente.” Talvez o estacionamento fosse mais fácil se tivessem feito um sinal de pisca e facilitado a passagem à enorme fila de carros que já vinha atrás à meia hora.
Esta mesma raça é aquela que assim que entra na 2ª circular quer ir de imediato para faixa do meio, que é para estar em segurança. Estar em segurança! Mesmo quando a 2ª circular está completamente parada. Há que estar em segurança. Primeiro há que chegar à fila do meio.
Além disto tudo, ainda acham que é uma felicidade poder-se estar assim alegre e contente a estupidificar numa fila de trânsito, apenas porque é Natal. É este o espírito de Natal.