Prescrições não, recessões sim

November 29, 2006
Prescrições porquê? Porque é que um aluno tem que ter um número limite de oportunidades para realizar uma disciplina. Porquê apenas 3 tentativas? Ou 5? Ou 10? Porque não sem limite?
Eu sou contra as prescrições. Entendo que deve existir um sistema de recessões e não prescrições.
O que é que isto significa?
 
Em disciplinas consecutivas, quando um aluno deixa de ter os conhecimentos da disciplina anterior então deve perder o aproveitamento obtido nessa disciplina e regredir. Por exemplo, considerando que numa prova de AM2 (Análise Matemática 2) o aluno demonstra que não tem os conhecimentos mínimos de AM1, então este terá que repetir a disciplina AM1.
 
Nas cadeiras de Programação lidamos constantemente com esta situação. Não é admissível que um aluno que realizou PG1 (conceitos fundamentais de programação) e que frequenta PG2 (programação orientada por objectos) faça erros como:
- f() = …; - afectar a chamada a uma função com um valor;
- NomeClasse = … ; - afectar uma classe com um valor;
- int setCampo(int novoValor){return novoValor;} – esperar que esta função altere o valor de um campo de um objecto;
- f(int x, int y); - chamar uma função com indicação do tipo dos argumentos;
- etc;
 
Se um aluno está na disposição de fazer um trabalho/teste com este tipo de erros, então também deve estar predisposto a ter que regredir e repetir a cadeira anterior.
 
Por isto, defendo a aplicação de um sistema de recessões, ficando a decisão na mão dos alunos. Se o aluno acha que já está esquecido de conceitos fundamentais da disciplina anterior, então o melhor será ir estudar esses temas antes de se sujeitar a uma prova.