Os "Caguinhas" das correntes de ar

September 29, 2006
Uma espécie que sempre me amedrontou o juízo são os caguinchas das correntes de ar. São de tal forma irritantes que nem consigo encontrar as palavras certas para apelidá-los. Mas em certa medida caguinchas é um termo que descreve bem uma parte daquilo que eles são. Uns verdadeiros caguinchas.
São uns caguinchas irritantes aqueles indivíduos que estão sempre com medo de se constipar e a qualquer momento sacam do alerta: “He pá… estou a sentir uma corrente de ar. Não pode ser… donde é que isto virá? Deve haver aí um ar condicionado… onde é que ele está?”. Malandros sempre a tentar apanhá-los. Ainda por cima os caguinchas têm um azar desgraçado porque as correntes de ar andam sempre atrás deles. Na realidade este comportamento além de caguinchas chega a ser esquizofrénico, como quem tem uma mania de perseguição, em que neste caso o perseguidor é a maldita corrente de ar.
E porque é que este comportamento me incomoda tanto? Quer dizer, se esta situação se passar num restaurante para mim é óptimo porque eu disponibilizo-me logo para trocar de lugar com essa pessoa. Agora esse é o único sítio onde não me incomoda. De resto estão sempre a incomodar-me. Ou era na escola porque tínhamos que ter as janelas fechadas, ou no autocarro no Inverno com as janelas todas fechadas e aquele bafo de respiração, ou no metro igualmente, ou no cinema no Inverno, ou até mesmo agora nas aulas com os alunos que têm medo de se constipar, etc.
Mas pior que tudo isso é chegarem a minha casa e dizerem: “He pá está cá uma corrente de ar, ainda alguém se constipa…”. Alguém se constipa? Desculpem ainda estamos em Setembro e estão 28 graus lá fora?
E ainda muito pior que tudo isto tem sido nestes últimos 2 meses servirem-se da minha filha para dizerem: “He pá, a Madalena ainda se constipa com esta corrente de ar. É melhor fechar as janelas todas.
Farto de vos aturar, seus caguinchas, digo-vos que nestes últimos dois meses a minha filha tem andado vestida quanto baste, tem todas as janelas da casa sempre abertas, anda no carro com o ar condicionado ligado e até agora ainda não se constipou por causa disso. Mais convicto estou que se não habituasse assim a Madalena, à 1ª corrente de ar que ela apanhasse ficaria constipada.
Mantenham-se longe de mim e deixem estar as janelas quietas.