Munique

February 18, 2006
Começo por salientar que não sou entendido em cinematografia, mas gosto bastante de cinema. Dos filmes que vi nos últimos 2 anos no cinema não me consigo lembrar de nenhum que me tenha marcado. Recordo-me de um ou outro que tenha gostado. Mas nenhum que recorde dizendo: "Espectacular". Já agora se alguém está com paciência para ler estas linhas agradecia profundamente que me indicassem algum bom filme que me esqueça e não refira nas linhas seguintes (Obrigado).
 
Antes das recomendações, tenho só que dizer aquilo que para mim tem realmente valor num filme. O ARGUMENTO. Para mim conta muito o argumento. Ou simplesmente a HISTÓRIA. Claro que ligo muito à fotografia, aos planos, interpretações, filmagem, ritmo, banda sonora, etc. Mas se todos estes parâmetros forem excelentes num filme de argumento simples, não consigo sentir-me satisfeito com esse filme. Por exemplo o filme "In Mood For Love" ("Disponível para amar"). Preenche com nota máxima muito dos parâmetros anteriores. Mas uma história em que uma mulher e um homem reflectem sobre a infidelidade dos seus conjugues, não me diz muito (ou "a mim não me diz nada" como diz o outro).
 
Gosto daqueles filmes de história pouco sofisticada mas com muito conteúdo que chegamos ao fim e não conseguimos parar de pensar nele. Ex: "American Beauty" (Sam Mendes), "Life is Beautiful" (Roberto Begnini), "No man's land" (Danis Tanovic), "Gato Preto, Gato Branco"(Emir Kusturica), Verão Escaldante (Spike Lee), Cidade de Deus (Fernando Meireles). Chego ao fim destes filmes e penso nesta e naquela personagem, no final, naquela cena, ... E não paro de pensar naquilo.
 
Por azar, ultimamente ando a escolher os filmes errados. Eu imagino que passaram por aí muitos filmes bons. Mas eu não os vi. Com já disse, não sou entendido, nem fanático. Gosto apenas de cinema. E quando saem muitos filmes bons em simultâneo, tenho que optar e tento escolher o melhor. Uma dos últimos bons filmes que imagino ter perdido foi o "Fiel Jardineiro" (Se me iam falar deste, aconselhem outro).
 
Ontem quando fui ao cinema devo ter perdido mais uma oportunidade. Tinha elegido 4 opções: "Broke Back Mountain", "Munich", "Match Point" e "Memórias de uma Gueixa" (Desculpem alguns nomes em português, mas já disse que não sou entendido). Optei pelo Munich. Um bom filme, claro. Gostei muito.
 
Mas hoje penso mais no filme que acabei de ver em casa na televisão antes de me ir deitar do que propriamente no filme Munich. Um filme que se resume a um grupo secreto da Mossad Israelita que após o atentado nos jogos Olímpicos de Munich, matou 6 dos terroristas envolvidos. É esta a história.
 
Para mim, falta-lhe tudo o resto que vejo naqueles outros filmes que referi em cima. Falta-lhe o herói Buscapé que sonha ser fotógrafo, o mafioso jugoslavo que acaba o filme coberto de merda a limpar-se a um pato, o judeu que sacrifica tudo para que o filho não tenha um dia que recordar as torturas da guerra, o cinquentão que após conquistar a teenager com que sempre sonhou tem um rebate de consciência e acaba na cozinha com uma conversa amena. Isto sim é lindo.